1|Fevereiro|2019

O Núcleo de Fotografia inserido no Centro Cultural Regional de Santarém promove já a partir do próximo dia 1 de Fevereiro serões sobre temáticas relacionadas com a Fotografia.

Os serões são apresentados e conduzidos maioritariamente por membros do nosso grupo, mas estará sempre aberto a todos aqueles que queiram e pretendam contribuir para este projeto de cariz amador.

O programa de 2019 foi desenhado para conseguir já no seu ano de lançamento alguma heterogeneidade temática, privilegiando a tríade: Técnica, Criatividade e Arte.

Iniciará com um serão sobre a Historia da fotografia complementado por breve introdução ao conhecimento da Luz e como esta influência a sua captação pelos diferentes equipamentos de registo de imagem, focando na apresentação básica do triângulo da exposição constituído pela Abertura do Diafragma, a Velocidade do Obturador e o Sensibilidade do Sensor (ISO).

Os eventos terão uma cadência mensal e proporcionarão aos participantes animadas sessões de troca de experiências em técnica, composição e edição fotográfica seja da era digital ou analógica, tendo como objetivo principal a partilha de conhecimento e aprendizagem continua para toda a comunidade que gostaria de aprender mais sobre fotografia.

1º Serão (1-FEV) Historia e Introdução à Fotografia. Para esta sessão de inauguração dos nossos serões de Fotografia escolhemos começar pelo início. Apresentar um pouco da história da fotografia e de como foi a sua evolução até aos dias de hoje.

Na sequência iremos conversar sobre o elemento fundamental da fotografia: a Luz. Falaremos dos diferentes tipos de luz, como elas podem influenciar as imagens finais e como a poderemos captar através das nossas cameras.

Serão abordados conceitos básicos sobre Exposição, falaremos da Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e ISO (Sensibilidade do sensor), quais as vantagens e contras e o que pode influenciar o modo criativo de cada fotógrafo com diferentes configurações destes 3 elementos.

Esperamos por si!